Uma operação de combate à pesca predatória realizada no Rio Paraíba do Sul, em São Fidélis, resultou na prisão de quatro homens e na apreensão de mais de 300 kg de peixes. A ação visou coibir a pesca ilegal durante o período da Piracema, época de reprodução dos peixes.
Detalhes da Ocorrência:
Os policiais da 3ª Unidade de Polícia Ambiental do Parque Estadual do Desengano (3ª UPAm), com apoio do 8º BPM, localizaram um acampamento em um banco de areia entre as localidades de Ernesto Machado e Morro do Gambá.
-
Prisões: Três homens foram flagrados manuseando o pescado no acampamento e um quarto suspeito foi detido ao chegar de barco ao local.
-
Apreensão: Foram confiscados aproximadamente 350 kg de Manjuba, duas redes de arrasto (50 metros cada), facões, faca e outros materiais de corte.
-
Destino da Carga: Segundo os agentes, todo o pescado seria vendido na cidade do Rio de Janeiro.
Alerta sobre a Piracema
A operação reforça a fiscalização durante o defeso. Até o dia 28 de fevereiro de 2026, a pesca está proibida em rios e lagoas da Região Sudeste para garantir a reprodução das espécies. Neste período, são permitidos apenas equipamentos como linha de mão, caniço simples e vara com molinete ou carretilha.
Novas operações estão previstas para ocorrer em São Fidélis e em toda a região.
Reportagem e imagens de SF Notícias.






