A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a conta de luz de agosto será cobrada com a bandeira vermelha patamar 2, a mais cara do sistema. Essa medida resultará em um adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.
A justificativa da Aneel para o acionamento da tarifa mais alta é o cenário de afluências abaixo da média em todo o país, o que tem reduzido a capacidade de geração das usinas hidrelétricas. Para compensar essa baixa produção, é necessário acionar fontes de energia mais caras, como as usinas termelétricas, elevando os custos de geração.
Desde junho, a bandeira vermelha patamar 1 já estava em vigor devido à escassez de água nos reservatórios.






