Uma densa camada de espuma com odor forte cobriu trechos do Rio Pomba nesta quarta-feira (25), gerando apreensão entre os moradores de Aperibé. Vídeos divulgados pelo perfil “Aperibé Urgente” mostram a gravidade da situação do corpo hídrico, que é responsável pelo abastecimento da cidade.
Até o momento, a causa da espuma não foi oficialmente identificada. Contudo, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) já enviou uma equipe ao local para iniciar a avaliação da ocorrência. O biólogo Guilherme Souza, diretor técnico do Projeto Piabanha, após analisar as imagens, expressou preocupação. Segundo ele, “a água está totalmente descaracterizada e algum poluente, ou excesso de matéria orgânica, está comprometendo a qualidade da água”.
Apesar do cenário alarmante, a captação de água para abastecimento em Aperibé segue sem interrupções.
Este não é o primeiro episódio de degradação do Rio Pomba a preocupar a população. Em julho do ano passado, o rio registrou uma grande mortandade de peixes e um forte odor. Naquela ocasião, a água adquiriu uma coloração esverdeada e o abastecimento foi interrompido em três municípios – Santo Antônio de Pádua, Miracema e Aperibé – afetando cerca de 50 mil pessoas. O histórico do Rio Pomba inclui ainda a proliferação de cianobactérias em 2016 e um vazamento de rejeitos industriais em 2017, embora esses eventos não tenham causado a interrupção do fornecimento de água. A bacia do Pomba também foi palco de desastres ecológicos em 2003 e 2007, com o rompimento de barragens de uma indústria de celulose e de uma mineradora, respectivamente, evidenciando a fragilidade e a recorrência de problemas ambientais que afetam a vida dos moradores da região.
Video e reportagem by Aperibé Urgente.






