O governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD), inicia nesta terça-feira (31) uma agenda estratégica pela Zona da Mata, que se estenderá até o dia 3 de abril. O ponto alto da programação é a transferência simbólica da capital do estado para Ubá, uma iniciativa que faz parte do projeto “Governo Presente”. A escolha da cidade como sede temporária do Executivo mineiro reflete tanto sua relevância econômica regional quanto a urgência em responder aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município recentemente.
Durante a estadia em Ubá, o governador anunciou um robusto pacote de reconstrução destinado a recuperar a infraestrutura urbana e rural. O plano estadual prevê que o Governo de Minas assumirá diretamente a reconstrução de quatro pontes cruciais para a mobilidade local, além de viabilizar obras de macrodrenagem para prevenir novas enchentes. O investimento também contemplará a recuperação da malha rodoviária em toda a região, facilitando o escoamento da produção e o trânsito entre Leopoldina, Carangola e Juiz de Fora.
Após cumprir os compromissos na região, a comitiva do “Governo Presente” seguirá para o Sul de Minas. Para Mateus Simões, a descentralização da gestão é fundamental para identificar as necessidades reais de cada polo mineiro e garantir que os recursos estaduais cheguem de forma ágil onde o impacto social e econômico é mais latente.






